Abastecimento de Cuiabá
A zona urbana de Cuiabá conta com um sistema de captação de água superficial para o abastecimento da maior parte da cidade. As águas são captadas em cinco pontos, localizados nos rios Cuiabá e Coxipó, e bombeadas para estações de tratamento (ETA). Os cinco pontos de captação são: Ribeirão do Lipa, Porto, Tijucal 1 e Tijucal 2, Rio Cuiabá – ETA Coophema e Rio Cuiabá - ETA Parque Cuiabá.
Existem oito estações de tratamento de água na zona urbana de Cuiabá. Dentre essas ETAs destacam-se a ETA Ribeirão do Lipa e a ETA Tijucal, que juntas abastecem a maioria dos bairros de Cuiabá.
Todo esse sistema de captação e tratamento de água é fortemente dependente da disponibilidade e da boa qualidade da água nos corpos hídricos de Cuiabá. Por isso, é necessário o esforço de todos para a conservação deste recurso natural essencial à vida, preservando e recuperando as margens de nascentes, córregos, ribeirões e rios, tratando os efluentes e utilizando de forma racional as áreas úmidas no entorno dos corpos hídricos.