Base de dados
Sua forma dinâmica e rápida de disponibilização de dados permite o uso integrado de geoinformações de maneira a subsidiar a tomada de decisões no campo e no escritório. Por meio desta ferramenta, o projeto disponibiliza simultaneamente todos os dados carregados pelos pesquisadores – sejam eles relacionados a fauna, vegetação, relevo, solo ou subsolo.
De posse deste aglomerado de dados disponíveis, para acesso em qualquer lugar do mundo por meio de smartphones, notebooks, tablets ou computadores de mesa, os pesquisadores e gestores do projeto podem apresentar a base cartográfica para administradores de entidades públicas ou privadas, profissionais e especialistas sem a necessidade de transportar equipamentos onerosos e de difícil deslocamento, assim como realizar a coleta de dados em qualquer ocasião ou horário.
Outra vantagem desta plataforma é a possibilidade de relacionar ao banco de dados geográfico arquivos nas extensões PDF, DOCX e XLSX, assim como imagens nas extensões PNG e JPG e links relacionados, obtendo, dessa forma, um rico banco de dados.
A conta, mantida e atualizada por stakeholders do projeto, possui como bases de referência:
- dados globais das plataformas HERE e Google;
- dados oficiais da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
- Mapa Síntese das Ocorrências de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Zonas de Interesse Ambiental (ZIA) de Cuiabá - produzido pelo Instituto de Pesquisa Mato-grossense (IPEM);
- mosaicos de ortofotos da área urbana gerados por sensores a bordo de aeronaves em 1998, 2005, 2006 e 2012;
- imagens de satélites orbitais em alta resolução espacial dos anos de 2010 e 2014;
- Modelo Digital de Elevação do Terreno do perímetro urbano;
- ortomosaicos produzidos por mapeamentos com veículo aéreo não tripulado (VANT), encomendados pelo projeto Água para o Futuro em 2015 e 2016 nas regiões de cabeceira do perímetro urbano de Cuiabá.